Imagens Que Revelam O Lado Assustador Do Oceano
Foi dito que mais de 80% do oceano ainda não foi descoberto , mas com tanto inexplorado, é difícil dizer com algum grau de precisão se essa é uma quantidade exata. Com a tecnologia e os equipamentos necessários para mergulhar nas profundezas do oceano melhorando continuamente, por qué demoramos tanto para explorar tão pouco?
De fato, existem muitas criaturas aterrorizantes e anomalias sem resposta que se encontram nas profundezas inexploradas do oceano. Vamos entrar e explorar alguns dos cantos e recantos desconhecidos que compõem o oceano que podem dar pesadelos até mesmo aos mergulhadores mais experientes…
Lutando pela liberdade
Os tubarões são caçadores poderosos, capazes de se mover pela água a velocidades surpreendentes de até 45 milhas por hora. Os grandes tubarões brancos podem crescer até 6 metros, possivelmente mais. Se alguém decidir que você parece um pedaço saboroso, e você está em seu território, você pode estar em apuros.
Claro, isso não é algo que a maioria de nós tem que se preocupar. Os tubarões não estão tão interessados nas pessoas, então se você mantiver distância, tudo bem. Até o mergulhador que estava na gaiola em que este tubarão ficou preso estava bem. O tubarão não o machucou. Tudo o que importava era libertar-se da jaula.
Uma erupção vulcânica subaquática
Esta é uma das vistas mais selvagens que já vimos. Podemos apenas imaginar como seria estar lá vendo a lava encontrar as ondas do oceano. Se você já encontrou rochas vulcânicas enquanto caminhava na praia, pode ter sido de onde elas vieram.
Sim, é possível ter um vulcão ativo em torno de um corpo de água. Na verdade, existem muitos vulcões subaquáticos. Quando a lava atinge a água do oceano, ocorrem todos os tipos de reações, incluindo a produção de laze – aquela névoa espessa e esfumaçada que você pode ver ao fundo.
Monstro do mar?
Quando você olha para esta foto, parece que há um monstro gigante ou uma fileira de cobras marinhas esperando o momento certo para pegar alguns humanos frescos, mas na verdade, esses são apenas fios de algas flutuando nas ondas.
Sim, mesmo que sejam apenas tentáculos de algas marinhas, ainda parece assustador à distância. Você seria capaz de enfrentar as ondas se estivesse nessa situação?
Triste suspeito
Dizem que este é o peixe mais feio do mundo. Por mais duro que pareça, esse prêmio duvidoso veio da Ugly Animal Preservation Society. Esta organização sem fins lucrativos visa aumentar a conscientização e o apoio a animais ameaçados de extinção que não têm o benefício de serem fofos.
Este é chamado de peixe-bolha ( Psychrolutes marcidus). No entanto, não é tão inchado quando está em seu habitat natural. Pesquisadores descobriram esta espécie nas grandes profundezas do oceano, onde raramente encontra humanos. O efeito blob ocorre quando esses peixes são rapidamente arrastados para a superfície da água. Não é à toa que eles sempre parecem tão tristes.
Apenas uma baleia pulando
As baleias são frequentemente chamadas de gigantes gentis, pois são criaturas enormes, mas são amigáveis e inofensivas para os humanos. Você pode entrar em pânico ao ver uma criatura tão grande pessoalmente, mas não se preocupe, parece que a baleia só quer recebê-lo em seu território.
As baleias podem ser amigáveis e curiosas com as pessoas, mas é claro que elas também precisam do maior respeito, especialmente se você estiver na casa delas. Lembre-se de manter distância deles e não faça nada para acionar a fera deles.
Poderoso
O National Ocean Service define um tsunami como uma série de ondas causadas por terremotos ou erupções vulcânicas submarinas. É considerado um desastre natural que gera danos à infraestrutura e à vida das pessoas afetadas.
Os oceanos podem ser calmos às vezes, mas quando ficam com raiva, podem produzir grandes ondas. Embora a imagem acima seja a impressão de um artista, as ondas do tsunami podem ser monstruosas.
Durante o desastre
Embora um tsunami possa não parecer do jeito que é retratado nos filmes e pelos artistas, ele ainda causa muita destruição. Esta é uma imagem real do que acontece durante o desastre em si.
Esta foto é de dezembro de 2004 e foi tirada em Phuket, Tailândia. O tsunami custou milhares de vidas, incluindo muitos turistas estrangeiros que estavam apenas aproveitando suas férias. A água destruiu tudo, e foi uma visão dolorosa para aqueles que foram resgatar e reconstruir.
Tenha cuidado!
Muitas pessoas têm medo do oceano por causa das histórias retratadas pela mídia. Inúmeros filmes apresentam o quão assustador o grande azul pode ser, e depois há postagens de mídia social como esta imagem abaixo:
A maioria das pessoas ficaria com medo nessa situação. Imagine que você está sendo seguido por essa grande forma de vida e sabe bem quantos dentes ela tem. Na realidade, porém, o tubarão está apenas curioso para ver o que a pessoa está fazendo. Não machucou o homem que estava, como se vê, animado por ter um encontro tão próximo.
Mandíbulas da vida real
No filme Tubarão , os produtores usaram uma criatura animatrônica realista durante as cenas em que o tubarão teve que atacar as pessoas. No entanto, não é isso que está acontecendo nesta foto. Aquele tubarão é tão real quanto eles.
Mick Fanning, um surfista australiano, teve um momento de Jaws na vida real durante uma grande competição na África do Sul. Fanning disse que ficou surpreso por conseguir manter a calma. Um de seus concorrentes, Julian Wilson, o ajudou a escapar desse encontro terrivelmente próximo.
Diga Aaaah
Os pais podem dizer isso a um bebê para fazê-lo abrir a boca para comer, mas você diria o mesmo para este grande tubarão aqui?
Isso é chamado de tubarão-frade, e é uma das maiores espécies marinhas do mundo. Sua mandíbula é gigantesca, com aproximadamente 3 metros de largura, forrada com centenas de dentes. Essa boca grande permite que ele consuma a maior parte de suas presas em um mergulho. No entanto, não há necessidade de se preocupar, pois sua comida favorita é o plâncton, não o humano.
Rei do Oceano
Você já se perguntou como é a maior água-viva? Esta água-viva gigantesca estava nadando alegremente nas profundezas do oceano, cuidando de seus próprios negócios, quando alguns mergulhadores humanos apareceram.
Isso é chamado de medusa juba de leão, e é a maior espécie de água-viva no oceano. Embora possa parecer um gigante gentil e fofo, tem uma poderosa picada que usa para capturar sua presa. Seus tentáculos podem atingir até 120 pés de comprimento, o que é mais longo do que os muitos membros da maior espécie de baleia, a baleia azul. O título, “rei do oceano” se encaixa perfeitamente nessa criatura!
Gigante
Você consegue ver o barco ali mesmo, ou já está focado na enorme criatura embaixo dele na água? Se você viu a enorme baleia primeiro, estamos com você!
Essa criatura enorme é chamada de baleia azul, e é a maior criatura do mundo. Tem um comprimento de até 110 pés e pode pesar até 33.000 toneladas. Embora saibamos que as baleias são amigáveis com os humanos, com apenas um movimento da cauda dessa criatura, o barco seria derrubado. Apenas certifique-se de ser amigável com as baleias também.
Buraco Negro no Oceano
Buracos negros no espaço sideral são incríveis, especialmente para cientistas e astronautas, mas esse buraco negro no oceano dá uma sensação igualmente emocionante e misteriosa.
Inúmeras pessoas escolheriam não ir além das bordas desse buraco, no entanto, alguns humanos aventureiros estão determinados a descobrir seus tesouros escondidos. Ainda assim, isso não é aconselhável pelos especialistas, pois pode haver algo escondido no escuro.
Pequenas lanternas
Junto com as enormes criaturas que ocupam as profundezas do oceano, também existem muitos organismos microscópicos que vivem com eles. A National Geographic descreve as criaturas abaixo como estando entre os pequenos animais mais importantes da cadeia alimentar.
Esses pequenos crustáceos semelhantes a camarões são conhecidos como Krill e crescem apenas cerca de 5 centímetros de comprimento. Por menores que sejam, eles são o combustível que aciona o motor do ecossistema marinho. Um fato surpreendente sobre essa criatura é que eles criam sua própria luz para que possam ver onde estão nadando.
Golaço
Normalmente, quando uma baleia come, ela abre sua enorme boca para pegar todos os micro-organismos minúsculos como alimento. É disso que se trata esta foto.
No entanto, um mergulhador humano foi pego na cena, e a baleia quase sugou o mergulhador junto com milhares de minúsculos plânctons. Felizmente, os tubarões-baleia não são um perigo para os seres humanos, portanto, nenhum dano foi causado ao mergulhador.
Enterrado profundamente dentro
Este evento aconteceu em setembro de 2017, quando o furacão Maria atingiu o nordeste do Caribe, causando danos generalizados em Porto Rico, Dominica e Saint Croix.
O cemitério de Santa Maria Madalena de Pazzis foi um dos locais mais atingidos pelo furacão. Muitas famílias tiveram sua última conexão restante com entes queridos perdidos consumidos pelo oceano.
Cachoeira incrível
Esta foto é uma visão maravilhosa de se ver. Parece irreal, mas podemos confirmar que esta foto é 100% genuína. Este lugar está localizado na ilha tropical de Maurício.
Desculpe explodir sua empolgação, mas isso não é uma cachoeira real. A cachoeira é apenas uma ilusão criada por areia e lodo que estão em movimento perpétuo. Devido à topografia marinha do local, vários tons de azul são visíveis devido ao movimento da areia.
Há algo na água
É assustador imaginar que um grande polvo possa estar à espreita na água em uma área urbana. Mesmo se você tivesse uma visão aérea, ficaria apavorado. Felizmente, esta é a impressão de outro artista.
Esta foto está relacionada a uma lenda local que sugere que um polvo gigantesco vive abaixo da ponte Tacoma Narrows. Independentemente de a lenda ser real ou não, não faria mal evitar nadar nas proximidades da ponte!
Tentáculos nas profundezas
Nem todos os polvos são amigáveis como os que vemos em programas de TV e filmes. Embora muitos sejam adoravelmente curiosos sobre os humanos, eles também são caçadores talentosos e inteligentes com tentáculos poderosos, então nunca devem ser subestimados.
Os cientistas descobriram que os polvos são solitários e territoriais. Eles são evasivos ou amigáveis com os humanos, a menos que sejam provocados. Evite invadir seu espaço pessoal e você receberá o mesmo nível de respeito dessas criaturas nobres.
Monstros Marinhos Brincando de se Vestir
No primeiro slide, vimos algas marinhas que pareciam uma fileira de cobras marinhas. Agora, temos o cenário oposto – esses monstros marinhos estão disfarçados de algas marinhas! Para ser justo, estes não são monstros. São enguias de jardim.
Enquanto elas podem não ser monstros, elas certamente estão brincando de se fantasiar. Uma enguia de jardim madura pode crescer até um comprimento de 30 centímetros a 350 centímetros. Tal como acontece com muitas das criaturas nesta lista, elas podem parecer assustadoras, mas não desejam prejudicar os humanos, a menos que sejam atacadas.
Silhueta de tubarão
Muitas coisas podem acontecer enquanto você está surfando, mas encontrar um tubarão é talvez o mais aterrorizante. O que você faria se visse essa silhueta na água? Embora pareça assustador, as coisas nem sempre são tão ruins quanto parecem à primeira vista.
Esta silhueta é na verdade de um golfinho, não de um tubarão. Como você sabe? Os golfinhos têm uma curva característica na parte de trás de suas barbatanas dorsais. Se isso fosse um tubarão, a parte de trás daquela barbatana iria para cima.
Relaxando na borda
As cavernas subaquáticas são emocionantes para algumas pessoas, especialmente para aqueles que são viciados em adrenalina e mergulhadores experientes. No entanto, aqueles de nós que têm medo de mergulhar fundo nunca terão a chance de ver as cavernas submarinas.
Esta foto é de Jacob’s Well, que fica no Texas. Tem 1.370 metros de profundidade e é considerado um dos pontos de mergulho mais perigosos do mundo. Oito pessoas morreram nadando nele. Se estiver com medo, pode simplesmente sentar-se à beira e apreciar a paisagem.
De perto
Imagine que você está em um barco, cuidando da sua vida, e então essa grande criatura marinha aparece de repente. Você saberia o que fazer?
Esta criatura marinha é chamada de Grande Tubarão Branco. Foi confirmado pela ciência que os tubarões podem saltar quase 3, 3 metros fora da água para agarrar suas presas. Esta seria uma visão espetacular, desde que você não estivesse na água!
Alguns tubarões gostam do escuro
Estamos todos familiarizados com a aparência usual de um tubarão – peixe grande, com dentes e barbatanas assustadoras – no entanto, esse tipo de tubarão raramente é visto por quem não mora nas profundezas do oceano.
Isso é chamado de tubarão goblin ( Mitsukurina owstoni). Com seu focinho alongado, dentes caóticos e mandíbula altamente protuberante, dizer que essa criatura é distinta seria um eufemismo. Os tubarões duendes geralmente não são vistos porque gostam de ficar escondidos nas profundezas do oceano.
Um minuto com Ray
Você gosta de ioga ou meditação? Você gostaria de experimentar meditar sob o mar com uma arraia manta? Depois de ver esta foto, não conseguimos pensar em nenhum motivo para não pular no oceano para uma sessão de atenção plena.
A mulher na foto leva isso para o próximo nível, concentrando-se em sua profunda conexão com seu companheiro de mantra. As arraias-manta não são prejudiciais aos seres humanos e não têm farpas como as arraias.
1...2...3...Sorria!
Ser amigável com criaturas marinhas não é ruim, pelo menos para aquelas criaturas que parecem estar interessadas em retribuir o sentimento. No entanto, essa grande baleia conta?
Parece que o mergulhador na foto está tirando fotos do enorme mamífero para fins de pesquisa. No entanto, o fotógrafo não deve dar por certo esse grande mamífero. Ser permitido chegar tão perto é um grande privilégio.
Olhe para os meus dentes!
Assim como o enorme mamífero da foto anterior, essa criatura parece estar tonta na frente da câmera. À primeira vista, você pode pensar que esse animal iria comê-lo, mas na verdade, ele está apenas mostrando os dentes.
Esta é uma foca-leopardo, e eles são tão adoráveis que aparecem em muitos documentários sobre a natureza. Embora possam parecer cachorrinhos do oceano, ainda é importante ter cuidado. Não importa o quão fofo seja um animal selvagem, ainda é exatamente isso – selvagem.
Criaturas majestosas
Embora Tubarão ainda possa ser o filme de tubarão mais famoso já feito, ele teve muitos sucessores. Esses filmes não estão errados em retratar os tubarões como criaturas com dentes afiados que podem rasgar presas. No entanto, eles exageram o perigo que os tubarões representam para os humanos.
Os tubarões são conhecidos por sua agilidade e força. Embora os ataques a humanos possam ocorrer e ocorram, representamos muito mais perigo para os tubarões do que eles para nós. Os seres humanos são responsáveis por matar cerca de 100 milhões de tubarões por ano, enquanto os tubarões geralmente matam menos de 10 pessoas por ano.
Tubarão curioso
Os grandes tubarões brancos são conhecidos por serem curiosos. Geralmente é chamado de spy-hopping, em que eles colocam a cabeça para fora da água ou seguem as pessoas apenas para ver o que está acontecendo.
Esse comportamento os ajuda a identificar as presas, mas não significa que eles vejam os humanos como lanches em potencial. Às vezes, eles estão apenas agindo por curiosidade, querendo ver o que na Terra é esse novo objeto estranho na água.
Nós somos amigos?
Muitos cientistas acreditam que os grandes tubarões brancos são criaturas inteligentes e altamente curiosas. Além disso, diz-se que eles manifestam aprendizado social, desenvolvem um senso de significado e podem aprender novos comportamentos observando outro membro de sua espécie fazendo alguma coisa.
Nesta foto, parece que o nadador e o tubarão estão se divertindo muito. Talvez o tubarão possa sentir que a mulher não vai machucá-lo, ou talvez este seja simplesmente um excelente trabalho de Photoshop.
Não muito amigável
Sempre que vemos algo pela primeira vez, nosso instinto é tirar uma foto, mas nem sempre é a melhor ideia. Às vezes, a curiosidade levará a situações perigosas.
Há uma história triste por trás dessa foto. Quando o homem tentou tirar uma foto dessa enguia, ela reagiu mal. A enguia mordeu o fotógrafo e o deixou com uma cicatriz. Esta história mostra que se você quer ser respeitado, você deve ser respeitoso também.
Você consegue me ver?
De acordo com o Shark Research Institute, existem cerca de 400 espécies conhecidas de tubarões no mundo e, surpreendentemente, novas são descobertas quase todos os anos. Infelizmente, as ações humanas estão levando algumas espécies à beira da extinção.
Outro fato surpreendente sobre os tubarões é que eles sobreviveram aos dinossauros, o que significa que estão aqui há pelo menos 500 milhões de anos. Nesta foto, o tubarão parece estar brincando de esconde-esconde com o fotógrafo.
Você foi avisado!
Sinais de alerta foram colocados em áreas específicas para que as pessoas saibam que devem ser cautelosas. Quando você vê um sinal como o abaixo, você sabe sem sombra de dúvida que precisa estar atento às suas atividades nessa área.
Este sinal de alerta é um dos mais assustadores que já vimos. Ele entra com força com uma ilustração perturbadora do Ceifador acenando para o mergulhador entrar. O texto explica por que a morte tem tanto poder sobre a caverna. Espero que todos os visitantes entendam isso e não tentem obter adrenalina.
Lá no fundo
Como aprendemos no início deste artigo, 80% do oceano ainda não foi descoberto, mas você seria corajoso o suficiente para explorar uma parte desse território desconhecido? Você estaria ansioso para ver o que está lá embaixo?
Pode haver coisas maravilhosas escondidas debaixo d’água. Ninguém sabe quais criaturas e quais segredos estão à espreita lá embaixo. Esta caverna é um exemplo de como é incrível o fundo do mar. No futuro, se tivermos tecnologia e ferramentas suficientes capazes de explorar o que está lá embaixo, talvez todos possamos ter um vislumbre.
Vampiro Subaquático
Olhando para trás em nossos filmes de ficção científica e programas de TV favoritos da infância, essa criatura pode soar um sino. Tem a vibe de um alienígena subaquático, mas lamentamos estourar sua bolha – essa criatura existe no mundo real.
A criatura na foto é chamada de lula vampira. O nome foi dado a esta espécie por causa de sua coloração vermelho-sangue, cor dos olhos e o que parecem ser espinhos nos tentáculos. Eles não sugam sangue como vampiros. Na verdade, esses “vampiros” subaquáticos podem ser encontrados à espreita pacificamente nas profundezas.
Trepadeira Arrepiante
Estamos familiarizados com todos os tipos de criaturas marinhas, mas esta parece nova aos nossos olhos. Você já viu algo assim antes? Não podemos dizer se parece perigoso ou não!
Isso parece uma enorme centopéia com centenas de pés, e também parece coçar. No entanto, o pescador que o pegou parece feliz. Talvez ele esteja apenas espantado com a estranha criatura marinha que ele pegou. Ele jogou essa fera de volta ao oceano ou a levou para casa para cozinhar para o jantar? Provavelmente nunca saberemos.
Perdidamente
Se você é um mergulhador esperto, pode estar na sua lista de desejos nadar neste buraco profundo e ser um dos poucos a encontrar respostas.
Este lugar é chamado de Fossa das Marianas, localizado no oeste do Oceano Pacífico. É de fato a fossa oceânica mais profunda da Terra. A parte mais profunda desta trincheira é chamada de Challenger Deep, com uma profundidade de quase 30.000 pés. Mergulhar lá é uma atividade perigosa, mas você teria uma história louca se saísse vivo.
Apenas continue nadando
Se você está no meio de suas férias e aproveitando cada gota de água do oceano, você ainda estaria atento aos tubarões que podem estar na água ao seu redor? Esses surfistas claramente não estão preocupados.
É difícil saber se essas pessoas conseguem perceber o tubarão que está logo abaixo delas. Enquanto muitos tubarões preferem evitar as ondas quebrando, alguns se aventuram. Por isso, é importante ter consciência da situação quando você está no oceano.